segunda-feira, 6 de dezembro de 2010

Dendrocronologia

     Técnica de datação que se baseia nos anéis de crescimento das árvores. Apoia-se no facto de que as árvores de uma determinada zona apresentam todas um padrão uniforme nos seus anéis de crescimento devido às condições climáticas locais.
     A dendrocronologia é também uma boa ajuda para o estudo da climatologia dos tempos passados. A análise de alguns minerais marcadores nos diferentes anéis fornece uma boa informação sobre a contaminação atmosférica no passado.




Bioestratigrafia

    O objetivo da bioestratigrafia é dividir uma seção rochosa em unidades 
bioestratigraficas, utilizando-se para tal o seu conteúdo fossilifero. A classificação 
bioestratigráfica, tem como unidade fundamental a  zona, que é um pacote de rocha 
definido ou caracterizado por seu conteúdo fóssil. Esse conteúdo deve ser bem característico a ponto de permitir que uma 
zona seja diferente daquelas que lhes são imediatamente sobre e subjacentes. Uma 
zona pode ser dividida em subzonas e um conjunto de zonas pode ser agrupado em 
uma superzona. Nessas subdivisões e agrupamentos é importante, contudo, que as 
unidades tenham alguma afinidade entre si.

http://www.dern.ufes.br/oceano/link/monografias/2006/mono1_2006.pdf



Foto:http://ppegeo.igc.usp.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1980-44072008000100003&lng=en&nrm=

Litoestratigrafia


     Litoestratigrafia é uma subdivisão da estratigrafia, a ciência geológica associada ao estudo dos estratos ou camadas rochosas. Na litoestratigrafia a camada geológica é definida pelas características do solo sedimentar.Camadas sedimentares são estabelecidas pela deposição de sedimentos associados a processos de intemperismo, decadente matéria orgânica ou através da precipitação química. Estas camadas são distinguíveis como tendo muitos fósseis e são importantes para o estudo de bioestratigrafia.





Estratigrafia

     .A estratigrafia, vem do latim stratum + grego graphia, é a descrição de todos os corpos rochosos que formam a crosta da Terra e sua organização em unidades mapeáveis distintas e úteis, com base nas suas propriedades ou atributos intrínsecos, com vistas a estabelecer sua distribuição e relações no espaço e sua sucessão no tempo, e para interpretar a história geológica. A estratigrafia evoluiu bastante desde sua concepção. Actualmente a Estratigrafia de sequências pode ser considerada o último grande avanço científico mundial. 





http://pt.wikipedia.org/wiki/Estratigrafia